grande-projeto-de-ti

Por que seus projetos de TI podem ser mais arriscados do que aparentam

Como determinar se sua empresa pode resistir o desempenho comum de mercado

Segundo a pesquisa do Harvard Business Review (Why Your IT Project May Be Riskier Than You Think), para evitar os “Black Swans”, deveria se questionar:

  1. A empresa é forte o suficiente para absorver o impacto se o maior projeto de tecnologia ultrapassa o orçamento por 400% ou mais e se só 25% a 50% dos benefícios projetados são realizados?
  2. A empresa pode receber o impacto se 15% dos projetos médios de tecnologia (não aqueles que têm a atenção dos executivos mas aqueles secundários que comumente são olhados por cima) ultrapassam as estimativas de custo em 200%?

Mesmo que esses números pareçam confortavelmente improvável, eles confirmam com suas pesquisas que aplicam com uma frequência desconfortável.

Já faz muito tempo que se fala sobre a necessidade de especificar claramente os requisitos, porém como o Steve Jobs já falou em 1998 para Business Week: “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”.

Então somamos:

Ultrapassagem de orçamento + Entregar menos de 50% do valor planejado =
Realidade atual da TI

 

Como reduzimos este problema? Usando técnicas que permitem testar valor de negócio em poucos dias (DevOps, Lean Startup, MVP, Earliest Testable Product) e crescer organicamente a partir de evidências ao invés de realizar grandes apostas baseadas em suposições.

Gostou deste artigo? Quer receber por e-mail? Se registre na nossa Newsletter que enviaremos para você novas publicações.


Leave a Reply